Novas Aquisições: aproveitando descontos de 50%

Em 23 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Livro e Dia do Direito do Autor
Na quinta-feira passada, "comemorei" essas duas datas comemorativas recebendo livros! Foram aquisições feitas aproveitando o Super Saldão no site da Livraria Martins Fontes.
Vou compartilhar as sinopses dos cinco livros:

🔸
A BIBLIOTECA E A FORMAÇÃO DO LEITOR INFANTOJUVENIL:CONVERSA COM PAIS E PROFESSORES
Dirce Waltrick do Amarante
Iluminuras
Em A biblioteca e a formação do leitor infantojuvenil: conversa com pais e professores (Iluminuras, 2019), Dirce Waltrick do Amarante retoma a sua preocupação constante — já anunciada nos livros As antenas do caracol: notas sobre literatura infantojuvenil (Iluminuras, 2012) e Pequena biblioteca para crianças: um guia de leitura para pais e professores (Iluminuras, 2013) — com a constituição de um repertório alargado para a formação leitora de crianças e jovens a partir da constituição de uma biblioteca.
O livro está dividido em duas partes que se inter-relacionam e dialogam. A primeira “Para começo de conversa” versa sobre aspectos mais reflexivos sobre os livros literários para infância e juventude, desde a conceituação movediça de uma literatura edificante que se apoia em lições de moral explicitas de narrativas impregnadas de “mensagens” e modelos à uma produção que descarta os clichês e se renova em sua feitura e seu dizer, desfazendo o mercado editorial e suas imposições de faixa etária, demarca outras possibilidades de leitura para o público em questão.
🔸

A VERDADEIRA HISTÓRIA DA FICÇÃO CIENTÍFICA: DO PRECONCEITO À CONSQUISTA DAS MASSAS
Adam Roberts
Seoman
O crítico e escritor Adam Roberts traça o desenvolvimento da ficção científica desde suas origens até sua atual disseminação na cultura popular, com seus desdobramentos no cinema, música e TV. Apresentando argumentos de que a ficção científica tem suas raízes nas viagens fantásticas da literatura grega, Roberts passa pelas suas inúmeras fases e subgêneros, da Era de Ouro a New Space Opera, para mostrar que essa é uma das grandes culturas literárias do nosso tempo. Além de uma excelente fonte de pesquisa histórica, esta é certamente uma das mais significativas obras da atualidade no campo da ficção científica e a mais completa do gênero em língua portuguesa.
O ARTÍFICE
Richard Sennet
Editora Record
Em seu mais ambicioso livro, Richard Sennett — um dos mais importantes intelectuais contemporâneos — explora o trabalho manual não industrializado. Ele conecta o esforço físico a valores éticos e discorre sobre o desejo de fazer as coisas da melhor maneira possível e sobre a frustração e os danos causados quando esse desejo nos é negado. Em uma abordagem original, Sennett expande o conceito de “artesanato” e impressiona ao mostrar o quanto é possível aprender sobre si mesmo por meio do ato de produzir manualmente.
A MOÇA TECELÃ
Marina Colasanti
Ilustações de Demóstenes
Bordados das Irmãs Dumont
Editora Global
Palavras, traços e tapeçarias se entrelaçam para levar o leitor a um outro tempo. Tempo em que os homens, guerreiros, partiam para as batalhas, e as mulheres encontravam na arte do tear o espaço para viver a longa e difícil espera. Porém, no conto criado por Marina Colasanti, a moça não espera. A moça tecelã constrói no tear sua própria história. Nada lhe faltava. Na hora da fome tecia um lindo peixe. Ela própria trouxe o tempo em que se sentiu sozinha, e pela primeira vez pensou como seria bom ter um marido. Ao se descobrir infeliz, a moça tecelã, durante a noite, segurou a lançadeira ao contrário e desfez o marido.
TIO FLORES
Eymard Toledo
VR Editoras
Edinho quer ser costureiro como o Tio Flores. Mas antes ele precisa conhecer os fios que unem o passado ao presente. Inspirada em histórias reais vividas na região do rio São Francisco, a escritora Eymard Toledo propõe uma reflexão sobre os descaminhos que podem ser trilhados em nome do progresso. Um delicado conto tecido nos afluentes da memória.

🔸
Conhece algum desses livros?
Pretendo trazer textos sobre o da Eymard Toledo e Marina Colasanti logo, logo. Os demais estou lendo aos poucos, então demorará para aparecer aqui.

Me siga nas redes sociais
Twitter: @AcervodaMaura
Instagram: @BibliotecadaMaura
Conheça o meu projeto para compartilhar leituras, criações e aprendizados no artesanato.
Instagram: @Acervo745