Leituras Coletivas: Clube de Leitura Mais Sci-Fi, Lendo Anna Kariênina e Lendo O Segundo Sexo

Uma postagem sobre minha entrada no mundo das leituras coletivas. 

Me siga no Instagram: @BibliotecadaMaura


O mundo dos clubes de leitura online e leituras coletivas apareceu na minha vida quando li sobre o Clube de Leitura Mais SciFi no perfil da Carla Duarte, o @leiacarlaleia
Uma colega de faculdade tinha comentado sobre sua participação em clubes de leitura online, isso foi no início de 2019: achei incrível, mas pensei que não era pra mim. 
Porém, no final daquele mesmo ano, lá estava eu participando do Clube de Leitura Mais SciFi lendo "A guerra do velho", de John Scalzi (Editora Aleph, 2016).
Ao entrar no clube, decidi que continuaria no ano seguinte quando soube que leríamos apenas Ficção Científica escrita por mulheres. Cada participante do clube pode indicar alguns títulos, ao final do prazo, votamos e lá tínhamos um cronograma de leitura para o novo ano. 
Admito que minha participação lendo "A guerra do velho" não foi lá das melhores: não participava dos debates e só fui terminar o livro em janeiro de 2020, mas eu tinha participado de um clube de leitura online (e valeu muito!)
Gostei muito da experiência e todo o toda a organização das irmãs Isa e Pétala do @blogparenteses, idealizadoras do clube. 
 
Reprodução.


Li o primeiro livro do Leia Mais SciFi 2020, o explode a cabeça "Despertar", de Octavia E. Butler (Editora Morro Branco, 2018). 
Mas já no segundo livro do cronograma comecei a perder o foco. Não li "A quinta estação" e não estou participando da leitura de "Duna" (que é um acréscimo especial no cronograma de 2020). Estou me sentindo mal por ter desandado com o cronograma? Olha, admito que em alguns dias, sim, em outros apenas entendo que se não continuei com a leitura, tudo bem, em outro momento da vida, os lerei. (Espero que para algum clube, não é mesmo?) Seguindo o cronograma, pretendo voltar para ler o "Todos os pássaros no Céu", de Charlie Jane Anders. 

Mas em março, a jovem aqui, a mesma que não estava engatando em "A quinta estação" viu o vídeo da Carla falando sobre o "Lendo Anna Kariênina 2020". Eu fiquei pulando pela casa dizendo que ia ler finalmente esse calhamaço do Tolstói. Mandei mensagem, fiquei pensando que conseguiria, mudei de ideia, disse que não participaria, até decidir: "Vou tentar". 

 
Reprodução.


Bom... E estou lendo. Participando dos debates efitivamente? Não. Esquecendo de deixar um tempo reservado para ler AK? Com certeza. Leio a meta às vésperas do debate? Infelizmente, sim. (E não recomendo ler correndo)
Mas estou ciente de uma coisa: ler conjuntamente é muito bom! 
E quando o clube é um espaço seguro e acolhedor, melhor ainda. 
A edição que estou lendo de AK é a da finada Cosac Naify com tradução do Rubens Figueiredo. A Companhia das Letras publicou uma nova edição com essa tradução. Assim, eu leio tanto no impresso quanto no digital. 

Agora vamos indo para o meu novo desafio: "Lendo O Segundo Sexo". 
Vi a divulgação da leitura coletiva organizada pela  Fran Lelis do @leiturasinconstantes.  Fiquei do mesmo jeito quando soube do "Lendo Anna Kariênina 2020": empolgadíssima. Fui até a minha prateleira de livros feministas, tirei o pó do box de O Segundo Sexo e disse: "Desse ano, você não passa". (ou como comentei na postagem da Fran: "Chegou o momento de ler de fato O segundo sexo ❤️"). 
A jovem Maurinha tinha começado a lê-lo muitos anos atrás num arquivo PDF horrível, mas me achava jovem demais pra entender.  Mas coloquei como objetivo de vida ler essa obra da Simone de Beauvoir em algum momento da vida... E chegou o momento. 

 
Reprodução.

Essa será uma leitura coletiva que começou agora dia 17/05, o primeiro debate vai acontecer no último domingo do mês, e só terminará em setembro. Metas possíveis, debates em um bom horário e o objetivo de poder trocar muitas ideias e aprender com as outras participantes do gupo.  

Quero saber de vocês, vocês participam de algum grupo de leitura online? 
Se sim, qual é? Vamos conversar!

Perfis no Instagram citados: 

Livros Citados:

PS: após terminar a publicação dessa postagem, vou lá dedicar 60 minutos para leitura das metas de AK e O Segundo Sexo.

 
                                                                    

Postagens mais visitadas

Você pode me contatar pelo e-mail bibliotecadamaura@gmail.com ou pelo Instagram: @bibliotecadamaura