Tio Flores: Uma história às margens do rio São Francisco, de Eymard Toledo

“Tio Flores era costureiro”. Nossa história começa assim… A história do menino Edinho e do seu tio, um dos melhores costureiros de Olho D´água.

Edinho, agora um adulto, relembra os momentos de convivência com o tio com quem aprendeu muitas coisas: “cortar panos, costurar botões, fazer bainha e alinhavar. Eu só não podia usar sua máquina de costura, porque era seu maior tesouro”.

Após a escola, o menino encantava-se com as histórias sobre “Antigamente…” narradas pelo tio que relembrava o tempo em que as águas do Velho Chico “ainda eram transparentes”, os pescadores tiravam sustento do rio e as lavadeiras não paravam de rir às suas margens. No entanto, a  paisagem, o meio ambiente e as vidas das pessoas de Olho D’água foram modificadas quando uma fabrica ali se instalou.

Edinho quer ser costureiro quando crescer, pois considera uma profissão muito bonita. O Tio não pode negar isso, mas sente "muita vontade de voltar a costurar roupas alegres e coloridas, como fazia antigamente", pois agora só costurava os uniformes cinzas para os trabalhadores da fábrica.

Ao saber que Tio Flores não receberia mais encomendas, o menino teve uma ideia...

Nas palavras da autora: “A solução que eles encontraram não traz de volta as árvores, o ar puro, as águas claras e os peixes do Velho Chico, mas traz a alegria e a leveza que os moradores daquela cidade - acinzentada pelo progresso - haviam perdido. E isso já é um bom começo, não é mesmo?”

"Tio Flores" está entre os melhores livros que conheci e li em 2020. Fiquei extremamente encantada com as ilustrações e a relação do sobrinho com o tio.

Stoff für eine rettende Idee | Freie Presse - Bücher

A história escrita e ilustrada por Eymard Toledo, originalmente publicada em alemão (Onkel Flores) foi agraciada com o Klima-Buchtipp (prêmio dado pela Academia Alemã de Literatura Infantojuvenil) e foi selecionada em 2017 como Altamente Recomendável na Categoria Criança pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil).

Título original: Onkel Flores: Eine ziemlich wahre Geschichte aus Brasilien
Editora: V&R Editoras
ISBN: 9788550700397

Postagens mais visitadas