Estou Lendo: Somos mesmo todos censores? Dois ensaios por Perry Nodelman

Conheci esse livro super por acaso. Estava em busca de referências bibliográficas para a escrita do meu trabalho de finalização do curso (8 semestres depois cheguei no momento do TCC! Aleluia!). De link em link cheguei em uma publicação da Revista Emília sobre o livro: pelo título já fui fisgada e "imaginei" que o conteúdo do livro seria tanto útil para o TCC quanto interessantíssimo como leitura.
É um pequeno grande livro que estou degustando com muita satisfação. Quando finalizar a leitura do segundo ensaio, pretendo voltar aqui para escrever mais sobre esse título.

Sobre o livro
Este livro é um pequeno tesouro, o primeiro texto – Somos todos censores, de 1992 e um clássico da bibliografia sobre o tema – é acompanhado por uma réplica inédita, do próprio autor. Trata-se de um exemplo raro de honestidade e rigor científicos, que torna os dois trabalhos uma referência a ser seguida, pois eles subvertem, em certa medida, a lógica acadêmica em vigor. Os efeitos do acirramento dos conflitos étnico-raciais e de gênero das últimas décadas, atuam sobre as convicções do escritor. À argumentação contra qualquer censura, sustentada em fins do século xx, Nodelman aponta traços seus, até então insuspeitáveis, que vão do racismo ao preconceito. Essa passagem de uma defesa abstrata da censura a um chamamento à responsabilidade comprometida dos adultos com os graves problemas sociais da contemporaneidade muda o foco e relativiza o papel dos adultos como censores. Discutir a censura remete aos aspectos mais polêmicos que dizem respeito à crítica do livro para crianças: qual o papel do politicamente correto? Qual o papel da leitura na formação dos valores dos futuros agentes sociais? Qual o fundamento da divisão dos leitores por faixas etárias? Toda seleção é uma censura? Em um mundo onde a censura retorna como protetora das tradições e da manutenção do status quo para cercear as vozes que rompem o silêncio e conquistam sua visibilidade, estas reflexões não são apenas necessárias, mas imprescindíveis.

Quem é Perry Nodelman?
De origem canadense, "Perry Nodelman estudou literatura vitoriana e foi docente do Departamento de Inglês da Universidade de Winnipeg (da qual é hoje professor emérito), no Canadá, durante quase 40 anos. Desde 1975, se dedica à literatura infantil, como estudioso e formador de professores. Entre seus livros, destacam-se Pleasures of Children’s Literature (de 1992, em coautoria com a professora Mavis Reimer), Words about pictures (de 1988), The Hidden Adult: Defining Children’s Literature (de 2008), entre outras obras. Foi editor de várias revistas e publicou diversos artigos sobre literatura para crianças e jovens."

Título original: Are we really censors? Two essays by Perry Nodelman
Editora: Solisluna e Instituto Emília
Ano de publicação: 2020
Tradução: Lenice Bueno