2083, de Vicente Muñoz Puelles

Em um futuro não tão distante, ou melhor, daqui 63 anos, os livros de papel não existem mais... E para piorar a situação, os livros digitais estão... sumindo! Uma situação desesperadora para pessoas que, como eu, não se imaginam sem livros!

O meu grande estímulo para ler 2083 era o de saber o que levou ao fim dos livros na Espanha onde David vive com seu pai que conhecemos, apenas, por Pa.

O narrador é David, órfão de mãe, que pouco conversa com o pai. Ele é um adolescente de 16 anos que estuda em casa em frente a um computador (tele-aulas) e nunca havia lido um livro e o pouco que conhecia sobre esse estranho objeto era oriundo de pequenos estudos ou, como no dia em que nossa história começa, ao assistir uma reportagem televisiva.

David interessa-se pela reportagem em que cientistas encontram escondido caixas de livros num local subterrâneo e os manejam com muito cuidado porque aqueles objetos tão antigos podem se "desintegrar" facilmente.

O garoto pergunta ao pai sobre os livros, se ele quando adolescente os lia... Uma conversa inicia-se e é com grande surpresa por parte do garoto (e de nós!!!) que após algum tempo o pai revela que seu avô, o bisavô do menino, foi um escritor e o leva até seu quarto e mostra a relíquia da família, o exemplar de um livro publicado pelo bisavô de David dentro de uma caixa de vidro para protegê-lo, pois ninguém sabe o que pode acontecer se o objeto tiver contato com o ar... Mas, a curiosidade do garoto é tanta que ele abre a proteção de vidro do livro e o vê virar pó entre seus dedos!

A partir daquele momento, o garoto decide procurar um outro livro e colocá-lo no lugar do exemplar estragado... Mas, não existem mais livros! Eles sumiram, desapareceram... E os links para acesso de livros onlines disponíveis na Docuteca estão todos quebrados!

Outras mentiras ou omissões são revelados com o decorrer dos capítulos... Enquanto David tenta encontrar uma solução para seu pequenino problema, ele tem seu primeiro contato com livros, os poucos que restaram em formato digital, a partir de suas páginas e das viagens proporcionadas pela Bibliotravel.

"2083" foi uma grata surpresa. A premissa atrativa me fez crer que eu estava diante de um livro, no mínimo, interessante mas admito que já estava me preparando para não ficar muito triste se sua história não fosse toda aquela maravilha que imaginava... Então, ser surpreendida com um livro TÃO BOM e que ao término, tornou-se uma das minhas histórias favoritas, foi muito legal! :D

Um livro pequeno e que cumpre o prometido! Você entrará definitivamente na história, junto com David sentirá as emoções de Dom Quixote e das demais personagens que o garoto conhecerá.

Puelles possui diversos livros publicados, entre adultos e infantis. "2083" foi um delicioso aperitivo à escrita do autor nascido em Valencia no ano de 1948.

Título original: Bibbi Bokkens Magiske Bibliotek
Editora: Biruta
Tradução: Sandra Nunes e America Marinho
ISBN: 978-85-7848-043-1
Lido pela primeira vez em 2013 na primeira edição da Editora Biruta.

Postagens mais visitadas

Você pode me contatar pelo e-mail bibliotecadamaura@gmail.com ou pelo Instagram: @bibliotecadamaura