Quero Ler: João por um fio, Uma festa de cores e mais

Adoro ler livros sobre costura, sobre tecidos, costureiros e que tenham outros elementos do universo da costura em sua narrativa. Tem alguma dica? Vou adorar conhecer!

Hoje listo alguns livros dessa temática que quero ler - em algum momento.

Título: Uma festa de cores: Memórias de um tecido brasileiro
Autoria: Anna Göbel e Ronaldo Fraga
Editora: Autêntica
Por meio de imagens que exploram cores e formas, padrões e texturas da chita, com figuras e cenários de festas populares, como o maracatu, as festas juninas, as danças e os folguedos, este livro apresenta e resgata, para leitores de todas as idades, a história de um tecido “democrático”, com força e personalidade suficientes para sobreviver à globalização.

Título: João por um fio
Autoria: Roger Mello
Editora: Companhia das Letrinhas
João é filho de pescador e dorme sob uma colcha costurada à mão. À noite, depois que ele se deita, os pensamentos rolam soltos: conchas, rios, girinos, redes de pesca, cantigas, cordilheiras, panos, caseados, terremotos. Roger Mello, vencedor do prêmio suíço Espace-Enfants 2002 e do Jabuti, entre outros, nos convida para um mergulho nos sonhos e medos que preenchem a noite do menino João. Texto primoroso e ilustrações belíssimas, inspiradas nas tramas dos bordados brasileiros.

Título: Os bordados da vovó
Autoria: Nye Ribeiro e Ana Sanfelippo
Editora: Editora do Brasil
As avós têm sempre grandes lições a ensinar para seus netos. A vovó de Manuela é exatamente assim. Uma verdadeira artista do bordado, vó Cecília vai mostrar formas diferentes de bordar e dar pontos, mostrando que domina muito essa arte tão antiga. Junto de seus ensinamentos, muito afeto e amor transbordam nesse relacionamento cheio de carinho e de lições de vida. Esse texto é um mergulho nas relações familiares, com uma bela mensagem de respeito à experiência e à sabedoria dos mais velhos.

Até a próxima postagem!