Exposição Virtual: Uma Menina Centenária - 100 anos de Narizinho Arrebitado

A menina Narizinho comemora 100 anos!

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP abriu ao público - na semana do aniversário de Monteiro Lobato (nascido em 18 de abril de 1882) - a exposição "Uma menina centenária - 100 anos de Narizinho Arrebitado" em formato digital. A exposição "marca o centenário da publicação do livro infantil A menina do narizinho arrebitado. A mostra tem curadoria das professoras e pesquisadoras Gabriela Pellegrino Soares (USP) e Patrícia Tavares Raffaini (UNIFESP) e do designer, colecionador e pesquisador da obra de Lobato, Magno Silveira".

Confira o texto de divulgação sobre a exposição:

A exposição apresenta, em imagens e textos, a trajetória do escritor, o nascimento da personagem Narizinho e outras informações e curiosidades. O site é rico em fotos, cartas de crianças leitoras, ilustrações do cartunista Voltolino e imagens de livros que compõem a história pessoal e profissional de Monteiro Lobato. Uma seção específica é dedicada a discutir a respeito das acusações de racismo que o autor vem sofrendo em tempos recentes.
A curadora Patricia Tavares Raffaini destaca a oportunidade de o visitante ter acesso a materiais muitas vezes desconhecidos e exemplifica: "Na exposição o público poderá verificar na íntegra, não só a primeira edição da obra, muito diferente das versões posteriores, como também o manuscrito que deu origem às aventuras de Narizinho e Pedrinho”.
Gabriela Pellegrino Soares complementa: "A exposição recupera a história do livro A menina do narizinho arrebitado pelo prisma da biografia de Monteiro Lobato e do ambiente literário, artístico, educacional e político que envolveu as primeiras edições da obra, desde o seu lançamento em 1920.

Confira a exposição em http://ameninacentenaria.bbm.usp.br