Dica: Era uma Zine - Seção Infantil da Biblioteca Pública do Paraná

A dica de hoje é o “Era uma Zine”, fanzine da Seção Infantil da Biblioteca Pública do Paraná. Conheci a publicação durante esse período de isolamento social e já virei grande fã do projeto.

Para criar essa postagem, recorri as postagens sobre o fanzine no site da BPP, por isso as aspas em determinados momentos do texto.


Vamos conhecer o “Era uma Zine”?

A publicação é concebida “no formato de fanzine — ou seja, sem a estrutura formal de livros e periódicos —, o material traz propostas de atividades e conteúdos sobre literatura, cultura e artes. O objetivo do projeto, que já existia impresso, é ofertar as ações da Seção Infantil da BPP de forma remota durante a quarentena”. 

 

Confira um pouco sobre cada edição do Era uma Zine com o link para leitura e download. 

 

Era uma Zine - Edição 8
A primeira edição digital traz “um especial sobre coelhos, com uma proposta de desenho para pensar em quem você é, e o que te torna único “. 

Disponível para leitura e download aqui:

https://drive.google.com/file/d/1YWj48qduNaRAW9Yeo-UZVwiV8EB2VURZ/view?usp=sharing


Reprodução de tela

 

Era uma Zine - Edição 9 

Aborda “o tema “As 7 Maravilhas da Minha Casa” com o objetivo de ofertar as ações da Seção Infantil da BPP de forma remota durante a quarentena”. 

Disponível para leitura e download aqui:

https://drive.google.com/file/d/15FYiXm9jpf1eMxjtP_ia00R2EMtG_iQn/view?usp=sharing

 

Era uma Zine - Edição 10

Esta edição convida “o leitor para um tour por uma fábrica imaginária de palavras. O "passeio" inclui propostas de atividades e conteúdos sobre literatura, cultura e artes”. Disponível para leitura e download aqui:

https://drive.google.com/file/d/1zwvKVzlSKc8MvOKfRTv_XH0L9iZs8C4Y/view?usp=sharing   

 

Reprodução de tela


Era uma Zine - Edição 11

Nesta edição, “o fanzine eletrônico inicia uma série dedicada à cultura popular do Brasil. "Festa junina" é o tema da edição, que mostra as origens dessa comemoração e dicas para transformar a casa num arraial improvisado — com decorações, comidas, brincadeiras e trajes”. 

Disponível para leitura e download aqui:

https://drive.google.com/file/d/1lQh5E6i4aPaARNZYCJCCPlgQUe8AMMbp/view

 

Era uma Zine - Edição 12 

Nesta edição conferimos a “segunda parte da série dedicada à cultura popular do Brasil. A literatura de cordel é o tema da edição, que também convida os leitores a colaborar com um dicionário ilustrado no Instagram”. 

Disponível para leitura e download aqui:

https://drive.google.com/file/d/1A2QXtkZiDxjv7YUC94DV3116KQ5bmLeV/view  


Era uma Zine - Edição 13 

Esta edição traz a "terceira parte da série dedicada à cultura popular do Brasil. "Saberes das Plantas" é o tema da edição, que mostra como as folhas, flores e ervas são usadas em receitas, remédios e até em contextos religiosos". 

Disponível para leitura e download aqui:

https://drive.google.com/file/d/1w7XTBK9I-ZTClY92qBDWeP5i9_a9ve76/view


Reprodução de tela


Qual deles você ficou mais interessado em ler? 


Recomendo bastante seguir o Fanzine no Instagram: @eraumazine e o perfil d@bibliotecapr que publica diariamente atualizações em seu site e redes sociais.  


Ah, fica aqui a sugestão de buscar os perfis das bibliotecas da sua cidade. Passei a seguir as bibliotecas do Sistema Municipal de SP, mais bibliotecas comunitárias, do interior. Puxa, está sendo muito bacana acompanhar as publicações, lives realizadas por esses equipamentos que nos deixam tão saudosos em voltar a frequentá-los. 


Já estou animada para ler a edição "Saberes das Plantas" da Era uma Zine que acabou de sair do forno!